top of page

Vantagens GLP

 

Há uma série de vantagens na utilização do Gás LP. Conheça algumas abaixo.

Alto poder energético

O Gás LP pode colocar em funcionamento desde o menor aparelho doméstico até grandes instalações industriais. Confira no quadro abaixo o poder calorífico do Gás LP em comparação a outros combustíveis:

 

Fonte: ANP - valores médios para o ano de 2005
Considerado a 20ºC e 1 atm
Valor médio com a umidade de 20%

É limpo

Por ser um combustível limpo, o Gás LP pode ser usado em contato direto com alimentos e artigos, tais como cerâmica fina, sem nenhum prejuízo à pureza e à qualidade desses produtos. Além disso, não é tóxico, não contamina os mananciais de água nem o solo e seu consumo evita a queima de milhões de árvores no Brasil.

É versátil

O Gás LP pode ser usado:

• Em residências e estabelecimentos comerciais
Seu uso mais conhecido é no cozimento de alimentos, mas ele também pode ser utilizado na calefação de ambientes e no aquecimento de água. Em chuveiros, o aquecedor a Gás LP é mais eficiente, pois produz água quente de imediato, em grande quantidade e com muita pressão. Além disso, o sistema é mais seguro e até 60% mais econômico do que o chuveiro elétrico. 

• Na indústria
O uso industrial inclui funcionamento de empilhadeiras industriais, fornos para tratamentos térmicos, combustão direta de fornos para cerâmica, indústria de vidro, processos têxteis e de papel, secagem de pinturas e gaseificação de algodão.

• Na agricultura e avicultura
Há diversos usos agrícolas, principalmente na secagem e torrefação de grãos e queima da erva-daninha. Na avicultura, é reconhecido como um energético altamente adequado para aquecimento de ambientes por ter menor custo do que a eletricidade e menores índices de poluição que combustíveis sólidos.

• No transporte
O Gás LP é um combustível testado e aprovado internacionalmente para o uso automotivo, mas, no Brasil, sua utilização é proibida, exceto para empilhadeiras. O uso de Gás LP em frotas de ônibus urbanos nas principais metrópoles brasileiras é considerado a única alternativa viável para a redução da poluição gerada por estes veículos. A utilização dele contribuiria com uma redução de mais de 90% na emissão de partículas, 80% de monóxido de carbono (CO) e 50% de óxidos de nitrogênio (NOx), na comparação com o diesel.

É de fácil transporte

Como não necessita de construção de gasodutos ou redes de distribuição, o Gás LP chega às regiões mais remotas, rurais ou urbanas. Além disso, não se deteriora durante o tempo de armazenamento, ao contrário de outros combustíveis líquidos de petróleo. No Brasil, sua distribuição em botijões abrange 100% do território nacional e garante o abastecimento de 95% dos domicílios.

É nacional

No ano de 2000, o Brasil ainda importava cerca de 40% do Gás LP necessário ao consumo interno. Em 2005, o nível de dependência caiu para 9% mas em 2006 subiu para 14%. Entre 2008 e 2009, com a ampliação da capacidade das refinarias e a entrada em operação de Unidades de Processamento de Gás Natural (UPGN), a dependência cairá para zero.

 

bottom of page